ESTE BLOG VISA A DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITAS DAS RELIGIÕES ALLAN KARDEC, UMBANDA E CANDOMBLÉ .
TODAS AS POSTAGENS AQUI NÃO TEM A INTENÇÃO DE INFLUENCIAR NINGUÉM EM SUA BUSCA RELIGIOSA. QUE ESTE BLOG SIRVA DE PESQUISAS, BATE PAPOS E TROCA DE IDÉIAS...

Umbanda Campinas tem objetivo de divulgar endereços de Centros de Umbanda e Centros Espírita e Centros (roças) de Candomblé.
Abrimos espaço para a divulgação de Centros, seja de Umbanda Candomblé, Centros Espíritas Allan Kardec e Centros de Quimbanda, matérias e artigos.
Aqui está o maior Blog do interior do Estado de São Paulo, localizado na cidade de Campinas-SP.
aqui você pode divulgar suas informações coisa tudo sobre as religiões Afros Brasileiras e também coisas sobre o Kardecismo.
Bom, aqui há vários artigos de umbanda para aprimorar e conhecer mais sobre Umbanda e Candomblé , além disso o Umbanda Campinas tem rádio no Blog e Sala de bate Papo para nós comentarmos Sobre esse Assunto Das Religiões Espíritas de Campinas.

Arquivos do blog Umbanda Campinas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Qualidades dos Inkises (Gongobila)


Gongobila
Filho de mikaiá e Lembaranganga é o deus da caça e vive nas florestas, onde moram os espíritos dos antepassados. Tem a virtude de dominar os espíritos da floresta.
Gongobila é o único inkice que entra na mata da morte, joga sobre si um pó sagrado, avermelhado, chamado arolé, que passou a ser um de seus dotes. Este pó o torne imune à morte e aos eguns.
Sendo ele um rei, carrega o eruquere (espanta moscas) que só era usado pelos reis africanos, pendurado no saiote.
Come com aluvaiá e mora do lado esquerdo, onde está situada toda a sua força. Cura-se e raspa-se pelo lado esquerdo.
Qualidades
- tateto mukongo ria mutalambo (equivalente a ybualamo no ketu)
É velho e caçador. Come nas águas mais profundas.
Sua vestimenta é azul celeste, como suas contas. Come com kaviungo belaguange. Usa um capacete feito de palha da costa e um saiote de palha.
- tateto mukongo ria tata keuala (equivalente a inle no kétu)
É o filho querido de Lemba e mikaiá. Veste-se de branco em homenagem a seu pai. Usa chapéu com plumas brancas e azuis claro. É tão amado que Lemba usa em suas contas uma azul claro de seu filho. Come com seu pai e sua mãe (todos os bichos) e tem fundamento com mukumbe tango avango.
- tateto mukongo ria gongojá (equivalente a dana dana no kétu )
Tem fundamento com aluvaiá, katendê, rangoro e matamba. É ele o inkice que entra na mata da morte e sai sem temer egun e a própria morte. Veste azul claro.
- tateto mukongo ria katalambo (equivalente a akuereran no kétu)
Tem fundamento com rangoro e katendê. Muitas de suas comidas são oferecidas cruas. Ele é o dono da fartura. Ele mora nas profundezas das matas. Veste-se de azul claro e tiras vermelhas. Suas contas são azul claro. Seus bichos são: pavão, papagaio e arara, tiram-se as penas e se solta o bicho.
- tateto mukongo ria kabila (equivalente a otyn no kétu)
Guerreiro e muito parecido com seu irmão mukumbe, vive na companhia dele, caçando e lutando. É muito manhoso e não tem caráter fácil. Muito valente, esta sempre pronto a sacar sua arma quando provocado. Não leva desaforos e castiga seus filhos quando desobedecido. Usa azul claro e o vermelho, contas azul, leva capangas, roupas de couro de leopardo e bode. Tem que se dar comida a mukumbe.
- tateto mukongo ria landaguangi (equivalente a koifé no kétu)
Não se faz no Brasil e na áfrica, pois muitos de seus fundamentos estão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias o banho das folhas. Veste vermelho, leva na mão uma espada e uma lança. Come com katendê e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas são azuis claras, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se landaguange e faz-se tata keualá; trinta dias após, faz-se toda a matança.
- tateto mukongo ria kassaguangi (equivalente a arolé no kétu)
Propicia a caça abundante. É invocado no pade. É um dos mais belos tipos de Gongobila. As pessoas dele são muito antipáticas. Jovem e romântico gosta de namorar, vive mirando-se nas águas, apreciando sua beleza. Come com mukumbe e dandalunda. Veste azul claro, aprecia a carne de veado e é ágil na arte de caçar.
- tateto mukongo ria talakeualá (equivalente a odé kare no kétu)
É ligado as águas e a dandalunda, porém os dois não se dão bem, pois exercem as mesmas forças e funções. Come com dandalunda e Lembaranganga. Usa azul e um banté dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. Bom caçador, mora sempre perto das fontes.
- tateto mukongo ria Gongobila (equivalente a odé wawa no ketu)
Vem da origem dos inkice caçadores. Veste-se de azul e branco, usa arco e flecha e os chifres do touro selvagem. Come com lembaraganga e kambaranguange, pois dizem que ele fez sua morada debaixo da gameleira.
- tateto mukongo ria mutalakalambo (equivalente a odé walè no kétu)
É velho e usa conta azul escuro. É considerado como rei na áfrica, pois, seu culto é ligado, diretamente, a pantera. É muito severo, austero, solteirão e não gosta das mulheres, pois as acha chatas, falam demais, são vaidosas e fracas. Come com aluvaiá e mukumbe.
- tateto mukongo ria tawa minicongo (equivalente a odé oseewe ou ybo no kétu)
É o senhor da floresta, ligado as folhas e a katendê, com quem vive nas matas. Veste azul claro e usa capacete quase tampando o seu rosto.
Unsaba
- jamborandi, são gonçalinho, espinho cheiroso, alecrim do campo, maminha de vaca, abre caminho, alfavaca, saião, ingá, acácia jurema, alecrim caboclo, arruda miúda, bredo de santo antonio caiçara, erva curraleira, aperta ruão, groselha (folhas), pitanga, rabo de tatu, patchulim (folhas) e língua de vaca.

Nenhum comentário:

Atenção!

O Artigo Que você Clica Irar Aparecer La em Baixo !

Sala De Bate Papo Umbanda Campinas