ESTE BLOG VISA A DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITAS DAS RELIGIÕES ALLAN KARDEC, UMBANDA E CANDOMBLÉ .
TODAS AS POSTAGENS AQUI NÃO TEM A INTENÇÃO DE INFLUENCIAR NINGUÉM EM SUA BUSCA RELIGIOSA. QUE ESTE BLOG SIRVA DE PESQUISAS, BATE PAPOS E TROCA DE IDÉIAS...

Umbanda Campinas tem objetivo de divulgar endereços de Centros de Umbanda e Centros Espírita e Centros (roças) de Candomblé.
Abrimos espaço para a divulgação de Centros, seja de Umbanda Candomblé, Centros Espíritas Allan Kardec e Centros de Quimbanda, matérias e artigos.
Aqui está o maior Blog do interior do Estado de São Paulo, localizado na cidade de Campinas-SP.
aqui você pode divulgar suas informações coisa tudo sobre as religiões Afros Brasileiras e também coisas sobre o Kardecismo.
Bom, aqui há vários artigos de umbanda para aprimorar e conhecer mais sobre Umbanda e Candomblé , além disso o Umbanda Campinas tem rádio no Blog e Sala de bate Papo para nós comentarmos Sobre esse Assunto Das Religiões Espíritas de Campinas.

Arquivos do blog Umbanda Campinas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Qualidades dos Inkises (Kaviungo)

Kaviungo
É filho de Zumbarandá e Lembaranganga. Irmão adoptivo de Mukumbe e Aluvaiá, e irmão carnal de Tempo e Rangoro.
A varíola é a punição que ele aplica aos maus feitores. Quando morre uma pessoa, kaviungo senta-se em cima do corpo, reivindicando seus direitos. Está relacionado a terra, os troncos das árvores e os ramos. Transporta o axé preto, vermelho e branco, seu maior segredo é com os espíritos contidos na terra, que são seus irmãos e de quem ele é o maior símbolo. Assim como zumbarandá, ele é o patrono dos kauris. Ele usa em suas vestimentas um capuz de palha da costa, chamado axó yikó, que lhe foi dado por seu irmão gongobila, para lhe cobrir as chagas e, principalmente, seus olhos, pois contêm todo o brilho do sol e quem olhasse perderia a visão. O axó yikó é um material de grande significado, pois participa de todos os rituais ligados a morte.
A presença de yikó é indispensável, em todas as situações que se maneja com o sobre natural. O yikó é a fibra da ráfia, obtida de palmas novas de yigyogóro, árvore sagrada, que produz a palha obtida dos talos do olho da palmeira, quando nova, antes delas abrirem-se e curvarem-se.
O fato de cobrir-se com yikó e ornar-se com búzios e cabaças, mostra que estamos na presença de um orixá ligado, diretamente, com a morte, cujas faculdades destruidoras são de difícil controle.
Segundo as lendas, ele é irmão mais velho de kambaranguange. Kambaranguange destronou um kaviungo velho e assumiu seu lugar, por esta razão existe a guerra entre os dois orixás. Pessoas de kaviungo não pegam no xère nem participam da roda de kambaranguange. No kukuanan não entra amalá e na comida de kambaranguange não entra deburus.
Kaviungo usa miçangas pretas e brancas ou pretas, vermelhas e brancas, dependendo da qualidade, amarelo, preto e marrom.
Sendo omolú o dono da terra, é ele quem nos dá todo o tipo de alimentos, inclusive, a ele pertencem todos os grãos.
Os kissicarangombe tem que ter respeito pelos atabaques, pois kaviungo é o dono dos couros. Este inkice é o padrinho de todos os kissicarongombe. Quando vamos dar comida aos atabaques, damos comida a kaviungo.
A kaviungo pertence o porco, cabrito, frangos, galos carijós, frangos rajados, d’angola, tatu e cágado. Carneiro é sua grande kizila. Pega, também, patos pretos e brancos. Depois do ritual de rolar os bichos, tira-se a língua da d’angola, do pato e do porco. O cágado é colocado de barriga para cima, para kambaranguange não chegar. As línguas não vão ao fogo.
Qualidades
- tateto kulamba ria wungana (equivalente a saponan no kétu)
É o mais antigo. É proibido falar seu nome. Na áfrica quando se fala seu nome, coloca-se mel na boca. Come com aluvaiá e tem fundamento nas encruzilhadas. Tem caminhos com gongobira e é o deus da varíola e das doenças de pele. Era ele quem dizimava nas aldeias. Suas contas são brancas e pretas.
No dia de sua feitura tem que ser feito sete qualidades de comidas, pôr na folha de mamona e levar com uma vela para o campo. Ele leva dois queles:um no pescoço e um na perna esquerda ( duas argolas de aço ) . No dia do recolhimento, leva-se o mona xikola na porta do cemitério e da-se um sacudimento. Este santo é preparado no barro vermelho. Quando se dá comida a ele, da-se na encruzilhada, pois ele tem caminhos com exu caveira e mulambo.
- tateto kulamba ria takubenanguange (equivalente jagun ou ajagun no kétu)
Em seu assentamento leva uma pequena estatua com olhos. Tem dois queles, um de búzios e outro de missangas. No dia da saída tira-se o de búzios e coloca-se no pescoço do boneco. Tem caminhos com Lembaranganga. É jovem e guerreiro. Leva na mão uma lança chamada okó. É vingativo, ambicioso, luta para alcançar posição alta sem ver de que maneira. Tem caminhos com mukumbe tango avango, Lemba, monakaia (airá), aluvaiá e malembá. Ele é cultuado no dia 17 de dezembro, veste branco e preto e suas contas são rajadas. O seu cuscuzeiro leva uma seta só, vem dentro de uma bacia com nove pratinhos brancos de barro. Seu verdadeiro encanto, como dos outros, é o cântaro (moringa de uma asa só). Neste cântaro se põem jóias e dinheiro. Ele não come feijão preto. Come miúdos de boi no azeite doce, os outros comem com dendê. Ele é o único que come ìgbín.
- tateto kulamba ria belaguange (equivalente a azuani no kétu)
É jovem, veste preto e branco como suas contas. Tem caminhos com tempo e rangoro. Come tatu na praia.
- tateto kulamba ria kanjanja.
- tateto kulamba ria apanango.
- tateto kulamba ria katule.
- tateto kulamba ria kafunge.
A kaviungo pertence o porco, cabrito, frangos, galos carijós e rajados, d’angola e tatu. Carneiro é sua grande kizila. A banha de orí não pode ser passada nos seus filhos e nos de matamba. Pega, também, patos preto e branco. Tira-se a língua da d’angola, do pato e do porco, depois do ritual de rolar os bichos. As línguas não vão ao fogo.
Unsaba
-mangerona, canela de velho, alumam, café do mato, balaio de pombo, agapanto lilás, erva moura, beldroega vermelha, gervão roxo, sete sangria, espinheira santa, sabugueiro, crisântemo e bomina.

Nenhum comentário:

Atenção!

O Artigo Que você Clica Irar Aparecer La em Baixo !

Sala De Bate Papo Umbanda Campinas