ESTE BLOG VISA A DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA DOS ESPÍRITAS DAS RELIGIÕES ALLAN KARDEC, UMBANDA E CANDOMBLÉ .
TODAS AS POSTAGENS AQUI NÃO TEM A INTENÇÃO DE INFLUENCIAR NINGUÉM EM SUA BUSCA RELIGIOSA. QUE ESTE BLOG SIRVA DE PESQUISAS, BATE PAPOS E TROCA DE IDÉIAS...

Umbanda Campinas tem objetivo de divulgar endereços de Centros de Umbanda e Centros Espírita e Centros (roças) de Candomblé.
Abrimos espaço para a divulgação de Centros, seja de Umbanda Candomblé, Centros Espíritas Allan Kardec e Centros de Quimbanda, matérias e artigos.
Aqui está o maior Blog do interior do Estado de São Paulo, localizado na cidade de Campinas-SP.
aqui você pode divulgar suas informações coisa tudo sobre as religiões Afros Brasileiras e também coisas sobre o Kardecismo.
Bom, aqui há vários artigos de umbanda para aprimorar e conhecer mais sobre Umbanda e Candomblé , além disso o Umbanda Campinas tem rádio no Blog e Sala de bate Papo para nós comentarmos Sobre esse Assunto Das Religiões Espíritas de Campinas.

Arquivos do blog Umbanda Campinas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Qualidades dos Inkises (Zumbarandá)


Zumbarandá
É considerada a divindade mais antiga e cultuada que se conhece. Carrega nas mãos um ibiri, feito com talo de dendezeiro e ornado de búzios e panos de suas cores. Leva uma coroa de palha da costa com búzios e miçanga. O ibiri dá o poder sobre a vida e a morte. O pé de obi e o seu fruto lhe pertencem. O fruto representa o corpo. A ave onimi (coruja) é seu principal fundamento. Nem todas as qualidades de zumbarandá podem ser feitas, pois, um pequeno erro chama ikù. É a dona do portal da vida e da morte.
Seu assentamento é um ibá de barro, otá, lodo, água de canjica, canjica, azeite doce e mel. Ao lado o alguidar com canjica e sua água, onde vão cortar-se os bichos de pena (galinha branca e velha arranca-se a cabeça). Só o pombo é cortado em cima do santo. Pinta-se este ibá com pintas vermelhas.
Qualidades
- mameto kitabu ria takulandá (equivalente a ajapà no kétu).
Vive no fundo dos pântanos, ligada a terra; inkice temido, ligado à lama, a morte e ao renascimento.
- mameto kitabu ria sibuke (equivalente a ybain no kétu).
É a mais temida. Inkice da varíola. Usa a cor vermelha. É a principal, come directo na lagoa, dando origem a outras qualidades. Para chamá-la a makota tem que ir batendo com suas pedras para ela chegar e pegar suas filhas.
- mameto kitabu ria kambalandá (equivalente a abenegi no kétu).
- mameto kitabu ria karmanajetu (equivalente a oparà no kétu).
Muito agressiva. É a mãe de kaviungo.
- mameto kitabu ria adjaoci (equivalente a adjaoci no kétu).
É a guardiã do lado esquerdo, é guerreira e agressiva, confunde-se, às vezes, com myina lugando. É uma divindade das águas doces. Veste-se de azul.
- mameto kitabu ria kambambe.
- mameto kitabu ria jejessu.
- mameto kitabu ria ajassi.
- mameto kitabu ria karana.
- mameto kitabu ria kangazumba.
Unsaba
- manacá, alfavaca roxa, assa-peixe, avenca, macaé, quaresma, cipreste e travescância (folga do feijão preto).

Nenhum comentário:

Atenção!

O Artigo Que você Clica Irar Aparecer La em Baixo !

Sala De Bate Papo Umbanda Campinas